Subscribe:

domingo, 15 de janeiro de 2012

Jornalismo opinativo mais uma vez em destaque

Ainda na faculdade inúmeros questionamentos norteiam as férteis mentes de futuros jornalistas, em fervoroso processo de desenvolvimento. As vezes por incentivo -  quero acreditar que inconsciente - dos próprios professores, que ao em vez de encorajar e estimular, amedrontam e tentam moldar seus aprendizes para num futuro - não tão distante - serem meros repetidores das opiniões já pré-estabelecidas pelas empresas que os receberão como funcionários.

Enquanto isto, exemplos como o da jornalista Neila Medeiros (e da paraíbana Raquel Sherazade) revelam que sim, existe espaço para jornalistas de opinião autêntica, responsável e comprometida. Jornalistas que não se calam diante dos absurdos e do cômico-trágico cinismo de autoridades que, sem o menor respeito com a sociedade, tentam livra-se da responsabilidade culpando quem - ao contrário deles - cumpri devidamente o seu papel.

A revolta - compreensível - da jornalista aconteceu depois que o secretário de obras da cidade de Luiziânia, em Goiás, declarou não poder resolver os problemas solicitados por estar há dias dando satisfação á população, através da mídia.

O que talvez o senhor secretário esqueceu é que foi exatamente pra isso que ele foi instituído, para SERVIR ao povo e claro, ser cobrado quando necessário.  Já a imprensa, na condição de canal de informação e "representante" do povo, cabe a árdua tarefa de continuar de olhos e microfones abertos, para noticiar incansavelmente aquilo que é de interesse comum. Nem que para isso tenha que incomodar e cansar quem - ao contrário dela - não desempenha bem a sua função.


‎"A responsabilidade pública diz respeito ao dever moral que todos nós temos em relação ao bem estar e ao rumo de nossas sociedades. Por definição, como seres culturais, nós compartilhamos obrigações pela nossa vida em comum, independente do fato de pertencermos ou não a alguma instituição ou de nossa qualificação profissional"
( CHRISTIANS, 1986, p.135)





E aos companheiros focas fica a inspiração... Yes, we can!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário