Subscribe:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A catástrofe anunciada




O ano de 2012 mal começou, e em menos de um mês já pudemos entender o porquê que, bem antes dos calendários alcançarem o dia 1° de janeiro, já o anunciavam como um ano catastrófico, com previsões de tsunamis e desastres hollywoodianos, inspirando inclusive grandes produções do cinema.

Em três semanas nossos olhos e ouvidos foram tomados por uma enxurrada de notícias e informações. De celebridade instantânea que emergiu da Paraíba – ou seria do Canadá? - para o mundo a uma possível guerra virtual, entre poderosos hackers e autoridades – apoiadas por multiempresas – americanas.

Não coincidentemente, nos últimos dias, os assuntos que ganharam destaque nas pautas da imprensa tradicional surgiram nas redes digitais, ou, de alguma forma, envolveram a internet. E o grau de imersão que nos encontramos perante as plataformas digitais é exatamente o que justifica essa não coincidência. Constatação que desperta alguns questionamentos: quantos acontecimentos, movimentos de cunhos sociais e assuntos de importante relevância, até mesmo relacionados à internet, foram desprestigiados enquanto noticiários nacionais dedicavam-se a conhecer a menina Luiza? Sinceramente, em meio a uma nação em permanente estado de caos, ainda me pergunto: quem é Luiza?

Mas pra entender em que afetariam a nós -  brasileiros -  as propostas de lei, em debate nos EUA, que visam coibir a violação dos direitos autorais na internet, basta imaginar uma internet sem Youtube, sem blogs, sem emails, sem redes sociais – como Twitter e Facebook – e também sem os famosos downloads. Algo, certamente, bem difícil de conceber.

Ainda assim pouquíssimos brasileiros – especialmente, os internautas - sabem o que é SOPA ou PIPA, mas se questionados certamente saberão quem é Luiza. Sopa, sigla atribuída à Stop Online Piracy Act, em português algo como Lei de Combate à Pirataria On Line é um projeto de lei americano que tramita na Câmara dos Representantes dos EUA, e propõe leis com regras mais rígidas em detrimento a pirataria digital. O projeto, se aprovado, implementará um sistema de busca que bloqueará sites acusados de infringir direitos autorais. Já o Pipa, Protect IP Act, trata-se de um segundo projeto de lei, que também tem como base os direitos autorais e sua relação com a internet, este se encontra no Senado americano e aguarda votação. Mesmo não se tratando de assuntos genuinamente brasileiros, as gigantescas ondas causadas por esse abalo sísmico americano também atingiriam ao Brasil, já que a grande maioria das plataformas utilizadas na internet são criações americanas ou pertencem a empresas que mantém seus servidores em território americano.

Sinceramente, quero acreditar que o reboliço causado por Luiza, que já voltou do Canadá, não se perpetue ao ponto de tirar o foco dos assuntos que verdadeiramente possam causar uma catástrofe mundial. Já que somos mesmo seres conectados, e para isso não há mais volta.


Um comentário:

Rona Abdalla disse...

Hahahaha Nossos blogs meio que defendem opiniões contrárias,mas são mais diferentes no ponto de vista. Eu concordo plenamente quando você diz que "assuntos de importante relevância, até mesmo relacionados à internet, foram desprestigiados", e depois os burros somos nós! hahaha - E sobre a SOPA e PIPA, eu me preocupo, prq olha... será o fim da liberdade na internet. Mas o Tio Obama já vetou e... tomara que assim seja.

Postar um comentário