Subscribe:

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fama Vs Jornalismo


Por Juliny Barreto

Pena não me recordar onde, mas outro dia li algo sobre o deslumbramento na área do jornalismo, que dizia basicamente que: Se alguém escolhe o jornalismo como profissão vislumbrando a fama, o glamour e o status de celebridade certamente não passará para o segundo semestre da faculdade.


Eu não só concordo com essa corrente, como encaro o jornalismo como uma profissão "R2" (sem alusões ao famoso portal). Afinal, no dia a dia das redações e no "ser jornalista" exige-se - claro, dentre outras coisas -, muita RAÇA e RACIOCÍNIO.


Raciocínio "in natura", pra compreender, analisar, observar e transmitir aquilo que muitas vezes passa despercebido por diversos olhares. E raça pra enfrentar e suportar, embora essa palavra soe com um peso excessivo para o sentido, os percalços de um caminho que passa longe dos tapetes vermelhos.


Recentemente, numa despretensiosa visita ao portal de uma - já consagrada - atriz brasileira me atentei para o fragmento de uma entrevista, que apesar de tratar da profissão de ator, retrata bem um pensamento que deveria ser seguido por profissionais de todas as profissões, inclusive a do Jornalismo.


Por que mais gratificante do que viver num mundo ilusório de falso glamour, é a sensação de dever comprido com competência e comprometimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário