Subscribe:

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Diário Acadêmico: Começando com o pé direito

É, pelo jeito tenho mesmo talento pra contrariar, fugir do senso comum e gostar, ou me interessar, por aquilo que não foi a contento da maioria. Enfim, somos únicos e como dizia um sábio poeta a unanimidade nem sempre é tão prudente quanto se espera.

Hoje finalmente tivemos a nossa primeira aula, a disciplina em questão é a - já idosa - TMPC ou Técnicas e Métodos de Pesquisa em Comunicação, quando digo idosa me refiro a não atualização da disciplina ao longo das mais de 2 décadas, quando sua ementa foi instituída. Afinal já não se faz pesquisas, nem mesmo jornalismo como há 26 anos.

Entretanto, não é o livro que nos engrandece, mas sim o que fazemos com ele. Por tanto, com comprometimento e bons mestres conseguimos nos desvencelhar das teias trazidas pelo tempo ao velho currículo datilografado.

A disciplina TMPC será ministrada pela professora Suelly Maux, nas segundas de 09h as 12h e nas quintas de 7h as 12h. Sim, você leu direito, 5 horas seguidas de aula. 

Na aula de hoje, nos foi apresentada a disciplina, metodologia de ensino, formas de avaliação, objetivos e referências de estudo.

Também assistimo ao filme "Mindwalk" (O ponto de mutação), uma produção de  Bernt Capra, baseada na obra de seu irmão Fritjov Capra, um físico americano. O filme que conta com um elenco principal mínimo de três atores, Sam Waterston, John Heard e Liv Ullmann, foi rodado em 1990, mas ainda trata - de forma inusitada - de temas bastante atuais.


Talvez por isso, por não ser uma comédia, não ter ação, não se tratar de um documentário, nem ter efeitos hollywoodianos o filme não teve a aprovação de grande parte da turma, mas ainda assim se mostrou fascinante aos meus olhos. Deixando aquela sensação de querer ver muitas outras vezes, e assim compreender, absorver e refletir cada parte do roteiro.


Além de conseguir arquitetar varias pontes entre o dialogo meta-físico-filosófico e a realidade da comunicação. Assim como no trecho em que o político, vivido por Sam Waterston, convida a física, interpretada por Liv Ullmann, a juntar-se a sua equipe, para usar suas ideias e teorias em suas futuras campanhas.


Vejamos o dialogo: 


- Não vai se livrar fácil assim do abacaxi. Que tal fazer algo direito? Que tal me ajudar? Que tal juntar-se a minha equipe? 
- Como assim?
- Não sei. Achar um modo de pôr suas ideias na vida política. Disse que é urgente e dá certo. Dou-lhe a chance de provar. Claro será um trabalho frustrante... verá muita mentira e falcatrua e também terá que aprender a ceder.  Terá que sujar as mãos.


A caso te fez lembrar de alguma coisa?


Pra melhor refletir, ver ou rever esta primorosa obra, basta dar um play abaixo e se acomodar para os 112 minutos de puro papo-cabeça.


ASSISTAM, VALE A PENA!







Para concluir, algumas considerações a cerca da elaboração de um projeto de pesquisa:


- Escolha temas aos quais se identifique, e já possua algum conhecimento. Isso aguçará a sua curiosidade e a sua busca por excelência.
- Projeto de pesquisa não é artigo de opinião. Se você já tem um juízo de valor formado sobre o assunto opte por escrever um artigo sobre tal.
- Pesquisa é ir além, é rondar o objeto, cercar todos os olhares.
- Tudo pode se tornar um objeto de pesquisa.
- Busque relatar pressupostos teóricos que provam as conclusões da sua pesquisa.
- Pesquisa não tem considerações finais, mas sim considerações. Afinal tudo se modifica a cada instante.
- Pergunte-se sempre "Qual é novidade?" "O que você pode dizer de diferente?"
- Metodologia é a forma que eu opto em agir, mas é também formas de viver a vida, as relações. Somos todos metodológicos.
- Analisar o objeto em todas as esferas, todos os sujeitos desse objeto precisam ser refletidos.
- Não se preocupe com quantidade, a analise de quatro cases será muito mais apreciada se bem desenvolvida do que gigantescos relatórios de cem cases sem nexo e conteúdo. 




Segunda feira... tem mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário