Subscribe:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Uma barrigada... ou seria cachorrada?

Barriga! No vocabulário jornalístico este é o termo usado para classificar uma falsa ou equivocada notícia dada como um furo de reportagem de causar estardalhaço.
Entretanto, dar barrigadas não é privilegio de poucos, pelo contrário a busca insensata pela notícia em primeira mão, especialmente  na era da velocidade - onde muitas vezes predomina a lei do ctrl+c ctrl+v - tem tornado essa imprudência  cada vez mais corriqueira.
Com aconteceu recente, na cobertura da tragédia causada pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro, centenas de profissionais representando diversos veículos  foram enviado para cobrir os casos de vitimas, sobreviventes e desabrigados e claro, muitas histórias comoventes acabaram estampando jornais, revistas e noticiários do mundo todo.
Uma em especial acabou sendo - podemos dizer - esclarecida pelo Jornal Diário de Teresópolis, depois de ter sido publicada equivocadamente pelos principais postais da internet a exemplo do  G1, UOL, Folha.com, R7, Extra e até mesmo da imprensa portuguesa.
Tudo aconteceu depois que um cachorrinho chamado Caramelo perdeu seus donos na tragédia, foi adotado por voluntários e acabou desaparecendo. A história de Caramelo acabou  comovendo o mundo quando foi vinculada com a foto de um outro cachorrinho, o Jonh, que pertence ao jovem Rodolfo Júnior, voluntário que está trabalhando no cemitério Carlinda Berlim.
As fotos que mostravam John acompanhando seu dono, deitado ao lado de covas foram publicadas como sendo as de um astuto cãozinho, que teria farejado e encontrado o corpo de sua dona, e que depois de seu sepultamento não quis mais sair do lado de sua cova.
Realmente seria trágico, se não fosse cômico!
Rodolfo Junior, dono do cachorrinho John confundido com Caramelo, resumiu em poucas palavras a confusão que deu origem a tantas linhas: "Isso é coisa de repórter que precisava chegar com uma história diferente para apresentar ao chefe... " disse o jovem a reportagem.

De fato, uma história bem diferente que acabou rendendo mais do que podia-se imaginar!




 "Para fazer jornalismo é preciso investigar"
 (DEMENECK, Ben-Hur)



Leia também: Apuração, a força motriz do jornalismo (Via @observatorio)

Um comentário:

Binho disse...

Trollada magnifíca hein? Parabéns ao cara que teve essa grande ideia de trollar todo mundo conseguiu e muito bem...
ótimo post amoooooooooor te amooooooooooo

Postar um comentário