Subscribe:

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Shut up!

Com a web 2.0 a palavra de ordem é interatividade. Todos passaram a ter seu espaço de livre expressão. Quer dizer, todos, exceto os leitores do jornal "O Estado de Minas", que em medida drástica passou a proibir os comentários dos leitores em seu site. A explicação se deu devido as ofensas que os leitores trocavam entre si. (Será?)




O Pré Jornalismo não teve acesso a estes comentários "mal criados", entretanto a decisão radical do jornal levanta uma questão pertinente: Estaria o jornalismo pronto para lidar com a participação livre de seus leitores? (comente sua opinião, aqui você pode! =x)
É muito estranho que um simples sistema de moderação de comentários não pudesse resolver o problema da "pequena parcela" de usuários rebeldes, no espaço de comentários do  "O estado de Minas". E pode até não ser o caso, mas não é de hoje que a imprensa tenta burlar a liberdade de expressão - que ela mesmo defende com unhas e dentes - e faz vista grossa para as opiniões dos leitores. Na época em que a "carta do leitor" era o único meio de expressão, só eram publicadas as mensagens que convinha a chefia do jornal. Até aqui nunca tive notícia de um único jornal que tenha publicado uma crítica algoz destinada à si próprio. Assim como um programa de TV ou rádio, jamais abriria seus microfones para uma participação que viesse a ferir seus feitos e egos.
Com a internet tudo isso mudou, ou não. Já que mesmo tendo passe livre pra navegar nos espaços da notícia, o leitor ainda corre o risco de ser barrado no baile. 


Shut up!

Nenhum comentário:

Postar um comentário