Subscribe:

sábado, 15 de janeiro de 2011

Twitter X Furo Jornalístico

O furo jornalístico está pro jornalista assim como o gol está para um jogador de futebol. É a consagração de um trabalho dedicado e de horas de apuração e investigação.
Entretanto, há algum tempo este patrimônio do jornalismo tem sofrido com a redução do triângulo: fonte - jornalista - público, nas redes sociais, de grande aceitação entre aqueles que antes só se pronunciavam através de ofícios ou coletivas de imprensa.
Fato recente que chamou a atenção imprensa local foi a divulgação do novos secrétarios, para o novo governo do recém empossado Ricardo Coutinho (PSB) que usou o microblog Twitter @realcoutinhocom direito a hora marcada.
Esse é apenas um dos inúmeros exemplos de autoridades ou celebridades que utilizam das redes sociais como canal direito com seu público.
Sobre o tema o jornalista Carlos Castilho do site Observatório da Imprensa publicou em julho de 2009 que "para os repórteres e editores, a ampliação do uso do Twitter marca mais um passo na direção do fim da era do furo jornalístico. É também um novo empurrão no sentido da transformação dos profissionais em orientadores e contextualizadores das informações passadas ao público pelos tomadores de decisões e formadores de opiniões."
Entretanto, não se pode supervalorizar as redes sociais ao ponto de condenar o furo jornalístico ao desuso absoluto, até mesmo por que dentre centenas de informações divulgadas ao grande publico, sem intermédio da imprensa, milhares de outras continuaram ocultas nas redes sociais, e só chegarão até elas através do trabalho jornalístico.
Fato indiscutível, é que o jornalismo passa longe de ser uma profissão estática. Movida pelas descobertas e adaptações a atividade jornalística descobriu e ainda descobrirá muitos desafios ao longo de sua execução na história, sem grandes catástrofes ao que se refere a suas características essenciais.


Leia também: "Algumas referências sobre twitter e jornalismo" (Via Mídias Digitais Internet) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário