Subscribe:

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A internet e seus super poderes


No começo deste ano, publiquei minha primeira resenha de leitura. Tentei – de forma despretensiosa - mostrar minhas impressões a cerca do livro “Dicas de Telejornalismo”, do jornalista e repórter Flávio Fachel. No entanto, jamais imaginaria que a publicação pudesse gerar algum tipo de repercussão, quiçá um feedback direto.

Já no início de agosto, participei de um evento de empreendedorismo, que reuniu em João Pessoa, palestrantes de diferentes estados do Brasil. Durante o evento fiz pouquíssimos contatos, mas depois de publicar aqui no blog uma resenha sobre a experiência me surpreendi com o número de contatos que me adicionaram no Facebook ou comentaram aqui no blog, a exemplo do palestrante Ricardo Veríssimo, do Rio de Janeiro e o pessoal do "Papo Universitário", um portal criado por empreendedores (e universitários) de Maceió e Recife.

Inconscientemente, subestimei o alcance da internet e acabei levando um susto quando, em menos de 24 horas, minha resenha recebeu o comentário do próprio autor do livro (o jornalista lamentou o meu descontentamento com a obra e me propôs o reembolso do valor investido). E fui convidada a colaborar com  o portal "Papo Universitário", na produção de conteúdo. Minimizei a potencialidade da rede e fui surpreendida com o seus “super poderes”, que levaram minhas mensagens à receptores jamais previstos.

Mas, na internet, esse alcance acaba assumindo dois papéis: o de benefício e o perigo. Fico feliz que os dois cases tenham sido positivos (eu recebi o investimento do livro de volta), mas ambos os casos deixaram uma reflexão importante: ainda que de forma imperceptivelmente, estamos todos interligados e conectados, e os rastros deixados na internet precisam ser cuidadosamente avaliados, afinal, alguém vai ler.

4 comentários:

Richardson Gray disse...

CADA Palavra exposta no blog deve ser pensada trocentas vezes por isso. Somos visitados e visualizados por milhões de pessoas por dia. A PARADA E SERIA!

Juliny Barreto disse...

Verdade amor!!!
Obrigada pela visita e comentário... amo vc!
bjs
@JuhBarreto (sua namoradinha rs)

Paloma Viricio disse...

Lendo seu post lembrei das minhas aulas de Jornalismo Digital...e o que sempre a professora dizia: Caiu na Rede é Peixe! Ás vezes pensamos que ninguém irá ver, mas acontece o contrário. Todo o cuidado é pouco!
Beijinhos!
Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

Juliny Barreto disse...

Oie Paloma!!!
Que honra recebê-la aqui, as sua professora tinha toda a razão. Na rede toda a prudência é bem vinda, assim como vc aqui no Pré Jornalismo.
Um beijo... e até a próxima!

@JuhBarreto

Postar um comentário