Subscribe:

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Comunicação: onde as mídias se convergem?




Alguém já reparou como os meios de comunicação evoluíram ou caíram em desuso dentro da sociedade? Isso criou a oportunidade e/ou necessidade da criação de novas formas de comunicação e essas mudanças são muito fortes, a ponto de alterar culturas e a interação das pessoas com as mídias.
Resolvi listar as principais mídias em uso e um resumo da sua evolução e do seu impacto na sociedade. É interessante ver como em tão pouco tempo as novas mídias se transformaram e ao mesmo tempo como as mídias anteriores se adaptaram ao constante progresso dos meios de comunicação entre pessoas.

Impressos
Jornais, revistas e outros impressos são as mídias mais tradicionais que existem. Com os avanços tecnológicos, principalmente a chegada do computador e da internet e os movimentos em prol do meio ambiente, grande parte dos materiais impressos tornaram-se ineficazes e estão com seus dias contados. As futuras gerações vão nascer inseridas nos meios digitais, e os impressos serão peças no museu da comunicação.

Telefone
Conversar com uma pessoa que está distante em tempo real foi uma grande revolução para a comunicação, e isso foi base para muitos dos outros avanços tecnológicos que viriam a acontecer, inclusive o celular, que está fazendo com que o uso telefone fixo entre em declínio. Mas, mesmo com esse declínio, ele ainda é peça fundamental dentro dos lares.

Rádio
O rádio antigamente tinha um poder tão grande que um programa que narrava o livro “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, causou pânico na população americana da época. Mas com o passar do tempo, o rádio perdeu muito da sua eficácia na comunicação por causa de programações chatas e repetitivas, publicidade excessiva e o surgimento outras mídias mais poderosas e os avanços do mp3. Mas ele não perdeu seu lugar na comunicação, principalmente nos automóveis e nos radinhos de pilha de quem gosta de escutar jogos de futebol.

Televisão
Quando criaram a TV, muitos questionaram: “qual a graça de ficar parado olhando para essa caixa?”. Pois bem, essa caixa sem graça revolucionou o mundo da comunicação, pois a coisa mais difícil é encontrar uma casa que não tenha pelo menos uma TV. Isso faz com que seja a mais poderosa forma de mídia de todos os tempos, que só foi aprimorada com o passar dos anos e está no caminho de interagir mais com o telespectador por meio da tecnologia digital.

Cinema
Há quem acredite que o cinema vai se extinguir, já que é muito fácil baixar qualquer filme pela internet. Será mesmo? Essa é a mídia que menos foi modificada com o passar do tempo, apenas foi aprimorada, e ainda possui força para atrair multidões para suas salas, apesar de eu não a considerar tão eficaz como mídia (opinião pessoal), já que as pessoas querem se divertir, e não serem interrompidas por publicidade, mas tem inegável poder de comunicação.

Computador e internet
O computador uniu o melhor dos outros meios de comunicação com a possibilidade de criar interação entre as pessoas e o longo alcance da internet. Estamos presenciando uma nova revolução, pois, graças a essas possibilidades, as pessoas mudam a forma de agir perante as outras mídias. Quer ler um livro ou notícia? Quer conversar com alguém que está do outro lado do mundo? Quer ouvir uma música? Quer ver um filme? Perdeu algo na TV? Quer comprar algo? Faça tudo isso na frente de seu computador.

Celular / Mobile
Chegamos ao ponto mais forte da evolução, onde as mídias se convergem. E onde é esse lugar? No nosso bolso. Quem iria imaginar que os “tijorolas” analógicos se transformariam em pouco tempo em pequenas máquinas de comunicação que, além de serem usadas como telefone, tiram fotos e filmam, enviam e recebem mensagens, acessam a internet, enfim, fazem tudo que um computador faz e cabem no nosso bolso?
Não entrei muito em detalhes, pois o artigo já ficou muito grande. Mas só queria demonstrar como progredimos tecnologicamente e que quem trabalha com marketing tem que ficar ligado nessas tendências. O futuro está no bolso dos consumidores e é lá que vamos atingi-los.


João PauloPublicitário formado pelo Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte e pós-graduando em Marketing Digital pela UNI-BH.



Nenhum comentário:

Postar um comentário