Subscribe:

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fim do O Norte: as máquinas pararam



Despedidas nunca são felizes, especialmente quando sabemos de seu caráter irremediável. Notícias de falecimento, por exemplo, são sempre notícias fortes, causam uma estranha sensação de vazio, além dos incontáveis "porquês". Foi com esse sentimento de tristeza e dúvida que recebi a notícia sobre o fim do centenário jornal O Norte, da Paraíba.

Foram 103 anos de circulação e inúmeras publicações. o O Norte passou de narrador à personagem na história de uma das mais antigas cidades do Brasil. Desde o longínquo ano de 1908, quando João Pessoa ainda era Parahyba, assim, escrita com h e y.

O encerramento do jornal O Norte, antecipadamente anunciado nas páginas da revista Época de dezembro/2011, marca não só a demissão de cerca de 500 funcionários, como também o fim de uma história. E traz à baila um fantasma que ronda as redações: estaríamos diante da paralisação definitiva das máquinas? 

Talvez seja muito cedo pra afirmar, mas a migração do  carioca Jornal do Brasil, do tradicional The New York Times e agora do jornal O Norte das bancas para a internet, definitivamente refletem um cenário de mudança, de evolução que como em todo recomeço causa incertezas, apreensão, e sobretudo saudade daquilo que já não existe mais. 




 

Um comentário:

Richardson Gray disse...

É o fim do jornalismo impresso. Uma pena, espero de coração que seja como foi das outras vezes. O jornal o Norte dava uma pausa e voltava!



@RichardsonGray
www.jornalismoeesporte.com

Postar um comentário