Subscribe:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Assessoria de Imprensa : 7 dicas para planejar as coletivas de imprensa


Foto:Rubens Nemitz Jr.

Antes de convidar jornalistas e fotógrafos para uma coletiva de imprensa de determinada empresa ou profissional, procure planejar bem as coisas para evitar imprevistos durante as entrevistas. Além de cuidar da recepção do jornalista e do local do evento, é necessário estar atento também para os requisitos técnicos e estruturais das equipes de reportagem. 


Confira as dicas da jornalista Sandy Jackiewicz para montar uma coletiva de imprensa: 


Escolha a locação com cuidado

Antes de definir o local da coletiva, procure avaliar se o local é de fácil acesso para a maioria dos jornalistas e se é adequado para aparecer nos meios de comunicação (a luz é boa para fotos? O cenário é bonito?). Também é importante avaliar quais medidas deverão ser tomadas em caso de imprevistos (chuva, desastres naturais, entre outros). 

Mantenha as coisas organizadas

Geralmente as coletivas de imprensa exigem o uso de diversos equipamentos de áudio e vídeo. Procure deixar as coisas organizadas e fora do caminho das pessoas que estão transitando no local para evitar acidentes e cabos desconectados. 

Tenha comunicação constante com a equipe

As coisas podem ser bem mais fáceis quando todos os responsáveis pela organização do evento possuem uma forma de se comunicar instantaneamente. Antes da coletiva, procure anotar o celular de todos os envolvidos no evento. 

Dê todas as ferramentas necessárias

Dependendo da duração, tamanho e importância do evento, é necessário levar algumas coisas em consideração na hora de preparar a recepção dos jornalistas. Avalie a necessidade de colocar mesas para os jornalistas trabalharem, ponto de internet, tomadas e pontos para coleta do áudio da entrevista. 

Tenha um plano de contingência em mãos 

Por mais planejada que esteja a coletiva de imprensa, procure ter sempre um plano alternativo em mente. Há varias coisas que são imprevisíveis e podem atrapalhar seu evento. Procure ter em mãos também uma agenda com os contatos dos jornalistas que vão participar do evento caso precise informá-los sobre alguma mudança de última hora.

Refresque o público 

É importante colocar água e até mesmo sucos à disposição dos jornalistas para que eles possam se refrescar e matar a sede durante o evento, principalmente se a coletiva é durante o dia e ao ar livre. Dê presentes Procure dar aos jornalistas algum tipo de brinde com o seu logo ou com o logo do evento. O presente deve ser pequeno e útil.



Um comentário:

aliv disse...

Muito legais as dicas! Andei pesquisando bastante sobre a profissão e achei o site da empresa Spindler - http://www.spindler.com.br - que me ajudou a esclarecer várias dúvidas sobre assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, etc. Pra quem também tiver dúvidas, recomendo dar uma olhada em sites de empresas reais, o da Spindler que botei aqui, tem várias explicações sobre diferentes áreas desse trabalho.
beijos

Postar um comentário