Subscribe:

sábado, 8 de outubro de 2011

Homo Conectus: Os números da informação refletindo a comunicação



Desde a popularização da Internet, na década de 90, até os dias atuais o acesso a informação e as formas de comunicação mudaram significantemente.

Suponho que em meados dos anos 90 toda a informação que chegava até mim advinha dos telejornais que assistia desde criança, de comentários que ouvia dos meus pais ou dos professores da escola. Tinha no máximo uns 10 amigos próximos, mais uns 30 por correspondência. Demorei um pouco pra ter acesso à internet, e de início tudo o que conhecia eram os canais de Mirc, que acessava nas madrugadas do computador da minha tia. Sabe como é, acesso discado ocupava o telefone e durante o dia era privilégio de poucos, bem poucos. Um panorama nada comparado ao que vivo hoje.

A internet tornou-se uma extensão da minha vida. Tenho acesso por toda casa, no trabalho e até no celular a onde quer que eu vá. Recebo em média 1500 alertas diários com noticias das minhas áreas de interesse no meu Google Reader; tenho mais de 1500 contatos no meu Gmail; acompanho mensagens de 415 pessoas e interajo com mais de 900 no Twitter; público minhas ideias em 3 blogs; tenho 689 contatos no Orkut, mais 300 no Facebook, conectividade com 720 contatos no MSN e sabe-se lá quantos mais números somam-se a essa pseudo-conectividade. Estaria eu bem mais informada do que antes? Talvez. Mas quando tratamos de comunicação, muitos são os questionamentos. Evolução, reconfiguração ou perda? És um bom debate sobre no que a conectividade transformou a comunicação.

Já para a minha humilde existência resta a angustia e a frustração de sentir-me ultrapassada ou desinformada a cada instante. Afinal, como filtrar as 1500 notícias diárias? Como acompanhar e interagir com os mais de 2 mil contatos nas redes sociais? Infelizmente ainda não tenho as respostas para tais questionamentos. Mas encerro essa breve provocação, dando continuidade à reflexão com uma citação da profa. pernambucana Karla Patriota: "A sociedade sabe cada vez mais de cada vez menos, e logo chegará ao cumulo de saber tudo sobre nada."


Ps. Por mais incrível que pareça, todos são números reais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário