De que forma as redes sociais e a expansão das mídias afetam a ética jornalística? Blogs e Twitter são uma ruptura ou uma extensão do modo tradicional de informar? Questões como essas, que trazem à cena o impacto das tecnologias na vida da imprensa, reúnem amanhã, em São Paulo, jornalistas e especialistas dessas áreas no seminário Comunicação Digital: Desafios Éticos e Legais das Empresas Jornalísticas.
Serão quatro painéis, entre 9h30 e 17 horas, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), organizados pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela ESPM. "Uma pesquisa exclusiva revelará como as redações administram a reputação e a exposição de seus jornalistas nas redes sociais", antecipa Marcelo Rech, diretor da ANJ.
No primeiro painel, Eugênio Bucci, diretor da ESPM, e Pedro Dória, de O Globo, debaterão o tema "Há uma ética digital e uma ética analógica?". A coordenação será de Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo de O Estado de S. Paulo. No painel seguinte, o tema será "Blogs pessoais e twitters: como as empresas administram este conteúdo?", a cargo de Helder de Oliveira e Alexandre Jobim, ambos da ANJ.
Apresentação
As novas extensões digitais abriram oportunidades, mas também grandes desafios para as empresas de comunicação.
Para os jornais, é possível se pensar em uma ética específica para o mundo digital? E como os jornais devem lidar com novos produtores de informação digital que nem sempre partilham dos mesmos valores éticos? Como tratar blogs e twitters pessoais de jornalistas? Blogs pessoais de jornalistas são concorrentes ou extensão do trabalho na redação? Quais as ameaças legais e os riscos trabalhistas implícitos nesta atividade?
Estas e muitas outras questões que afloram cotidianamente nas redações estarão em debate no Seminário sobre Comunicação Digital: os desafios éticos e legais das empresas jornalísticas. Promovido pelo Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais e pela ESPM/SP, o seminário terá a presença de dirigentes de redação e de alguns dos maiores especialistas brasileiros em jornalismo digital.
Uma pesquisa exclusiva revelará como as redações dos principais jornais brasileiros administram a reputação e a exposição de seus jornalistas nas redes sociais. E, para
problemas novos, soluções novas: o seminário indicará como as
redações que já avançaram neste campo gerenciam estas oportunidades e desafios.
Marcelo Rech
Diretor do Comitê Editorial da ANJ
Programação
9h15min
Abertura/saudação: Marcelo Rech, diretor do Comitê Editorial da
ANJ e diretor-geral de Produto do Grupo RBS
Painel 1
9h30min
Há uma ética digital e uma ética analógica?
Debatedores:
- Eugenio Bucci – Colunista, diretor do curso de pós graduação
em Jornalismo da ESPM e professor da USP
- Pedro Doria – Editor executivo de O Globo
Coordenação: Ricardo Gandour – Diretor de Conteúdo de O Estado
de S.Paulo
Painel II
11h
Blogs pessoais e twitters: como as empresas administram este
conteúdo?
Debatedores:
- Helder Luciano de Oliveira, diretor do Comitê de RH da ANJ e
diretor de RH da Gazeta, de Vitória.
- Alexandre Jobim, advogado da ANJ e integrante do Comitê
Jurídico da ANJ.
Coordenação: Luiz. F Rocha Lima – Diretor de Jornalismo da
Organização Jaime Câmara (OJC)
12h30min – Almoço
14h
Painel III
Mídias sociais: oportunidade ou campo minado para jornalistas?
Debatedores:
- Barbara Nickel, editora de Mídias Sociais da RBS
- Mary Persia, editora de Mídias Sociais da Folha de S. Paulo
- Marco Chiaretti, jornalista especializado em comunicação
digital
Coordenação: Sandra Gonçalves, diretora de Redação da Gazeta do
Povo 15h30min
Painel IV
Pesquisa sobre práticas de comunicação digital nas empresas.
Exemplos de regras éticas das empresas e a experiência de quem
já regrou.
Debatedores:
- Elaine Loesch , gerente de pesquisas do Grupo RBS.
- Caio Tulio Costa, jornalista, doutor em Ciências da
Comunicação, professor e consultor de novas mídias
- Ricardo Feltrin, secretário de Redação de Novas Mídias do
Grupo Folha
Coordenação: Ascânio Seleme,. diretor de Redação de O Globo
17h
Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário