Subscribe:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ANJ debate meios digitais na ESPM

AE - Agência Estado
De que forma as redes sociais e a expansão das mídias afetam a ética jornalística? Blogs e Twitter são uma ruptura ou uma extensão do modo tradicional de informar? Questões como essas, que trazem à cena o impacto das tecnologias na vida da imprensa, reúnem amanhã, em São Paulo, jornalistas e especialistas dessas áreas no seminário Comunicação Digital: Desafios Éticos e Legais das Empresas Jornalísticas. 

Serão quatro painéis, entre 9h30 e 17 horas, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), organizados pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela ESPM. "Uma pesquisa exclusiva revelará como as redações administram a reputação e a exposição de seus jornalistas nas redes sociais", antecipa Marcelo Rech, diretor da ANJ.

No primeiro painel, Eugênio Bucci, diretor da ESPM, e Pedro Dória, de O Globo, debaterão o tema "Há uma ética digital e uma ética analógica?". A coordenação será de Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo de O Estado de S. Paulo. No painel seguinte, o tema será "Blogs pessoais e twitters: como as empresas administram este conteúdo?", a cargo de Helder de Oliveira e Alexandre Jobim, ambos da ANJ.



Apresentação 
As novas extensões digitais abriram oportunidades, mas também grandes desafios para as empresas de comunicação.   
Para os jornais, é possível se pensar em uma ética específica para o mundo digital? E como os jornais devem lidar com novos produtores de informação digital que nem sempre partilham dos mesmos valores éticos? Como tratar blogs e twitters pessoais de jornalistas? Blogs pessoais de jornalistas são concorrentes ou extensão do trabalho na redação? Quais as ameaças legais e os riscos trabalhistas implícitos nesta atividade?  
Estas e muitas outras questões que afloram cotidianamente nas redações estarão em debate no Seminário sobre Comunicação Digital: os desafios éticos e legais das empresas jornalísticas. Promovido pelo Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais e pela ESPM/SP, o seminário terá a presença de dirigentes de redação e de alguns dos maiores especialistas brasileiros em jornalismo digital. 
Uma pesquisa exclusiva revelará como as redações dos principais jornais brasileiros administram a reputação e a exposição de seus jornalistas nas redes sociais. E, para 
problemas novos, soluções novas: o seminário indicará como as 
redações que já avançaram neste campo gerenciam estas oportunidades e desafios. 

Marcelo Rech  Diretor do Comitê Editorial da ANJ





Programação 


9h15min 
Abertura/saudação: Marcelo Rech, diretor do Comitê Editorial da 
ANJ e diretor-geral de Produto do Grupo RBS 
Painel 1 
9h30min 
Há uma ética digital e uma ética analógica? 
Debatedores: 
 - Eugenio Bucci – Colunista, diretor do curso de pós graduação 
em Jornalismo da ESPM e professor da USP 
 - Pedro Doria – Editor executivo de O Globo 
Coordenação: Ricardo Gandour – Diretor de Conteúdo  de O Estado 
de S.Paulo 
Painel II 
11h 
Blogs pessoais e twitters: como as empresas administram este 
conteúdo? 
Debatedores: 
 - Helder Luciano de Oliveira, diretor do Comitê de RH da ANJ e 
diretor de RH da Gazeta, de Vitória.  
 - Alexandre Jobim, advogado da ANJ e integrante do Comitê 
Jurídico da ANJ. 
       
Coordenação: Luiz. F Rocha Lima – Diretor de Jornalismo da 
Organização Jaime Câmara (OJC) 
12h30min – Almoço 
14h 
Painel III 
Mídias sociais: oportunidade ou campo minado para jornalistas? 
Debatedores: 
 - Barbara Nickel, editora de Mídias Sociais da RBS
 - Mary Persia, editora de Mídias Sociais da Folha de S. Paulo  
 - Marco Chiaretti, jornalista especializado em comunicação 
digital  
Coordenação: Sandra Gonçalves, diretora de Redação da Gazeta do 
Povo 15h30min 
Painel IV 
Pesquisa sobre práticas de comunicação digital nas empresas. 
Exemplos de regras éticas das empresas e a experiência de quem 
já regrou. 
Debatedores: 
   - Elaine Loesch , gerente de pesquisas do Grupo RBS.  
   - Caio Tulio Costa, jornalista, doutor em Ciências da 
Comunicação, professor e consultor de novas mídias 
   - Ricardo Feltrin, secretário de Redação de Novas Mídias do 
Grupo Folha 
   
   Coordenação: Ascânio Seleme,. diretor de Redação de O Globo
17h 
Encerramento


Nenhum comentário:

Postar um comentário