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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os 4Cs do Jornalismo


Mesmo considerando as especificidades de cada segmento, em muitos momentos as habilidades da comunicação se confundem ao ponto de não sabermos onde termina o jornalismo e começa o relações publicas, onde acaba a publicidade e começa o radialismo. Inevitavelmente estão todos interligados, e especialmente quando transferidos para o universo digital essa segregação torna-se ainda mais discutível.

Com o surgimento das redes sociais, e a atuação cada vez mais forte de empresas e profissionais nestas plataformas, agregar e aplicar conhecimentos das diferentes áreas da comunicação nunca foi tão necessário.

Talvez, num passado não tão distante para nós futuros jornalistas seria desnecessário aprofundarmos, por exemplo, na teoria dos 4Ps (preço,produto, praça e promoção) do marketing, mas com nossa imersão, seja profissional ou pessoal, nas redes sociais tem se tornado cada vez mais indispensável uma autoanalise de nossa atuação enquanto marca.

Pra isso já existem livros e diversos artigos que tratam da reputação on-line, bem como conceitos adaptados para a realidade da cybercomunicação, um deles trata dos 4Cs, uma analogia aos 4Ps do marketing, mas que tratam sobre a nossa atuação nas mídias sociais (blogs, Twitter, Likedin, Facebook, Orkut, You Tube...), sejam elas pessoais, profissionais ou corporativas.

Abaixo veja este conceito, definido por David Armano:

Conteúdo
Possuir um conteúdo de qualidade é o principal caminho para se atrair as pessoas certas e necessárias para formar uma comunidade que a sua marca espera ajudar a construir. Quando uma empresa considera alguma iniciativa para o desenvolvimento de uma comunidade, existem 3 questões que devem ser respondidas:
De onde vêm o conteúdo?
Se ele possui um valor incontestável?
Podemos manter um fluxo regular com um conteúdo de qualidade?
Independente da iniciativa, o importante é manter um conteúdo atual e relevante.

Contexto
Entenda-se por contexto a maneira como atender as pessoas no lugar certo e fornece-las a experiência mais adequada na hora exata. As melhores e mais adequadas ferramentas e funcionalidades possuem uma grande oportunidade para suprir as expectativas em relação ao contexto. Para se criar uma comunidade de sucesso é preciso que as ferramentas escolhidas para a sua construção sejam adequadas ao seu propósito. Contexto significa, por tanto, investir tempo no processo de conhecer como os seus seguidores, leitores e contatos desejam interagir com suas redes, se elas  preferem o Facebook ou qualquer outra plataforma, e com este conhecimento facilitar esse processo.

Conectividade
As redes prosperam, de uma forma única, em atividades de difícil mensuração que são em sua essência a raiz do relacionamento. Não se trata de um tipo de comunicação em massa e sim de micro-interações entre os membros. Desenvolvendo plataformas para suportar essas experiências de milhares de micro-interações significa que você está  comprometendo-se com uma causa ao invés de tentar criar um "tiro certeiro" para atingir um objetivo específico que não seja reconhecido pelas pessoas que ali estão envolvidas. As redes podem, na teoria, serem as novas plataformas de CRM (Customer Relationship Management), mas necessitam de pessoas para organizar. Se você tem a intensão de desenvolver uma plataforma para suportar uma comunidade, você precisará ser o Host na porta de entrada dessa rede social se você tiver sorte o suficiente para os seus convidados aparecerem.

Continuidade
As comunidades que prosperam evoluem freqüentemente para suprir as necessidades dos seus utilizadores. As comunidades precisam ser flexíveis ao ponto de poderem evoluir mais para frente, como se a comunidade estivesse em constante desenvolvimento, e precisa ainda oferecer um experiência valiosa, consistente e única para o usuário que, é claro, possa ser sustentada ao longo do tempo.
Resumindo, devemos pensar que desenvolver uma comunidade precisa ser igual ao conceito de CRM, e deve combinar ações de diversas disciplinas para que o sucesso seja obtido. Lembramos que uma comunidade não podem ser conduzido como se fosse uma campanha onde você faz o lançamento e depois o abandona.

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