Subscribe:

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos


Os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Jornalismo quase sempre se configuram em monografias, entretanto, algumas instituições (como a UFPB, a qual faço parte) podem adotar outras produções, tais como áudio-visual e formatos jornalísticos. 

Especialmente para quem pretende fazer uma especialização ou seguir a carreira acadêmica torna-se indispensável a familiarização com as diferentes formas de produções acadêmicas, que definiremos a seguir: 

Artigo científico: é a apresentação escrita sucinta de um resultado de pesquisa realizada de acordo com a metodologia** de ciência aceita por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido ao exame de outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos. 

Monografia: é a exposição exaustiva de um problema ou assunto específico, investigado cientificamente. O trabalho de pesquisa pode ser denominado  monografia quando é apresentado como requisito parcial para obtenção do título  de especialista ou de graduado com orientação de um professor ou profissional da área (doutor, mestre ou especialista) no caso de conclusão de curso. 

Dissertação: é um trabalho que representa também o resultado de um estudo científico, de tema único e bem definido em sua extensão, sem prezar pelo ineditismo, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido. É feita sob a orientação de um pesquisador (doutor) para obtenção do título de mestre. 

Tese: é um documento que representa o resultado de um estudo científico ou uma pesquisa experimental de tema específico e bem delimitado, que preza pelo ineditismo e originalidade. Deve ser elaborada com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É realizada sob a coordenação de orientador (doutor), visando à obtenção do título de doutor ou similar (livre-docente)

(** Análise de discurso, análise de conteúdo, experimento, entre outras...)

Fonte: Facimed - Ms. RAFAEL AYRES ROMANHOLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário