Subscribe:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O jornalismo da geração Z



Se o artista vai onde o povo está, com o jornalismo não é muito diferente. Especialmente se o “povo” em questão é a nova geração de futuros telespectadores/leitores. Seguindo essa lógica o Jornal Hoje, da rede Globo, reformulou um de seus quadros, o “Jovens do Brasil”. Agora, a atração abrirá espaço para o jornalismo comunitário, onde jovens de qualquer parte do Brasil poderão, através de plataformas de internet, participar de uma espécie de reunião de pauta, sugerindo ideias, contando histórias e debatendo assuntos de seu interesse.

O jornalista e apresentador Evaristo Costa, estará à frente da empreitada conversando ao vivo, em dias pré-definidos, e buscando dentre os internautas possíveis personagens para as matérias. A tentativa de aproximação, com a chamada geração Z, pode ser observada desde as chamadas no site (foto acima), até a redação dos textos. No post que anuncia a atração os redatores se dizem velhos e necessitados de uma ajudinha, para realizar a atração:

“Jornal Hoje quer falar sobre assuntos que te interessam: sexo, educação, trabalho, games, namoro, internet, amigos... O problema é que depois de certa idade, de fazer faculdade, pós-graduação, especialização e trabalhar durante anos, estamos todos “experientes demais” para saber o que anda rolando com quem ainda não passou dos 24 anos. A solução é perguntar diretamente a você.”

A primeira experiência aconteceu na tarde de hoje (16) e teve o sexo, como tema inicial. O resultado da reunião+de+pauta+virtual a gente confere em breve no Jornal Hoje.

Apesar de não ser nada muito inovador, gostei da iniciativa. O caminho é longo, e há muito que fazer pelo futuro do jornalismo, mas é bacana ver que alguns ramos do jornalismo acordaram pra realidade e já dão seus primeiros passos. Avante!

  


2 comentários:

Unknown disse...

Olá, tem uma coisinha pra você lá no meu blog.
Visite: http://focofixo.blogspot.com.br/
BJBJ.

Unknown disse...

Eu participei pela internet mandando duvidas e sugestões de pautas, foi bem legal, eles interagira bastante com os internautas e a galera não parava de mandar perguntas principalmente quando o assunto é o chato do tabu do sexo .

a reportagem foi ao ar ontem eu acho, e ficou muito legal, pra mim o jornal hoje é o melhor que tem. rs
parceira <3
www.oquefaltou.blogspot.com

Postar um comentário