Subscribe:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

RESENHA: Dicas #Telejornalismo - Flávio Fachel



Apesar da suposta limitação dos 140 caracteres o microblog Twitter já foi meio e inspiração para diversos publicações, de manuais, publicados por grandes autores e celebres usuários, à ficções escritas coletivamente por usuários anônimos. 

O livro "Dicas de #Telejornalismo", do jornalista e comentarista internacional Flávio Fachel, segue essa tendência. Publicado em 2011 pelo próprio autor e comercializado via internet o livro reúne dicas do dia a dia dos profissionais de telejornalismo, publicadas no Twitter do jornalista entre os anos 2009 e 2011. 

Como seguidora do Fachel, no Twitter, soube do lançamento ainda no ano passado. Por curiosidade cheguei a acessar a página de vendas e me surpreendi com o sistema criado no site, onde os seguidores do autor ganhavam um desconto especial, ao se identificarem, mas na ocasião não adquiri o livro. Até que alguns meses se passaram e finalmente no início de fevereiro, voltei a acessar a página e não resisti. Para minha surpresa - e momentânea alegria - acabei recebendo-o justamente no feriado de carnaval. Um excelente presente pra quem buscava fugir da folia.

A obra tem uma ótima aparência e é impressa em papel estilo couchê, com uma fonte que foge um pouco do padrão, acredito que no tamanho 14. De leitura fácil, já que se trata de dicas curtas (no máximo 140 caracteres) a publicação acaba se tornando um livro de rápida leitura, apesar de suas 207 páginas. Eu, por exemplo, consegui concluí-lo em menos de 24 horas.

Apesar da ressalva da introdução, onde o autor diz que muitas dicas publicadas no Twitter ficaram de fora por serem muito semelhantes, o livro apresenta uma infinita duplicidade, o que torna a leitura chata. Com dicas diferentes que dizem exatamente a mesma coisa, como nos exemplos a seguir:


Além de um erro de digitação super bobo, mas inadmissível numa publicação especialmente voltada para estudantes.


Em resumo, apesar das dicas interessantes, o livro deixou a desejar tanto pela falta de cuidado na publicação, resultando numa repetição exaustiva, como pela relação custo x benefício. Já que o livro custa R$38 (R$ 28 para seguidores), um investimento relativamente alto - volto a repetir - especialmente por ser direcionado à estudantes, além disso se levarmos em consideração que o conteúdo está disponível na internet, através @FlavioFachel, o que talvez - na minha opinião - pudesse resultar numa compilação em e-book, com distribuição gratuita ou promocional.

Mas se, com todos os pros e contras, você ainda ficou curioso para saber mais sobre as dicas do Fachel, aconselho que consiga o livro emprestado ou reserve algumas horas para vasculhar o histórico de postagens do autor no Twitter. Caso contrário vai ficar com a mesma sensação que me toma: "ahhh se arrependimento matasse..." 

6 comentários:

Ninho ;) disse...

Até me interessei por esse livro quando estava lendo a postagem,mais essa sua frase "se arrependimento matasse..." foi fatal! uhauhauhahua ;P

Juliny Barreto disse...

A decepção foi fatal mesmo Ninho. Infelizmente não recomendo o investimento.

Beijos e obrigada pelo comentário.

Juh Barreto

Flavio Fachel disse...

Olá, Juh! Lamento que o livro não tenha atendido às suas expectativas. Se desejar receber o reembolso do valor integral pago, envie o exemplar de volta para o endereço que você receberá por DM no twitter.

Com relação ao conteúdo do livro, ele não está mais disponível em minha conta no twitter.

E com relação ao custo, você esqueceu de considerar que não precisou pagar nada pela entrega do livro em sua casa.

Obrigado por indicar a repetição de algumas dicas entre as quase 1.000 que foram publicadas. Elas serão substituídas por novas dicas na próxima edição!

Abraços e continue seguindo as dicas de #telejornalismo em @flaviofachel no twitter!

Flávio Fachel

Juliny Barreto disse...

Olá Flávio!
Fico feliz pelo contato e agradeceria se pudesse fazer o reembolso. As passagens repetidas não foram registradas em sua totalidade, sugiro que pra uma próxima edição seja feita uma revisão geral.
E quanto ao conteúdo, uma pena que tenha sido retirado do Twitter, certamente ajudaria a muitos, já que essa é a intenção inicial.

Juliny Barreto

Flavio Fachel disse...

Já mandei o endereço por DM.

Aguardo a chegada do livro e a comunicação da sua conta.

Euripesca disse...

Li o livro e gostei dele, pois tem dicas preciosas que, para os iniciantes, são muito importantes. Se o Fachel repetiu alguma coisa ou deixou passar um erro de ortografia... Isso é tão insignificante... O conteúdo, sim, é o que importa...

Postar um comentário