Subscribe:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Blogs e Jornalismo: A união faz a força, e a informação.





Demorou um pouco até que a ideia fosse assimilada, mas o Jornalismo atual já se deu conta de que não está mais sozinho. O cenário é outro e a audiência é independente na sua voz.


A participação dos leitores e telespectadores nos veículos de comunicação não é novidade. Seja através de cartas ou telefonemas a audiência sempre se fez presente em opiniões, sugestões e denúncias. Entretanto, todas essas inserções costumeiramente ainda passavam pelo crivo dos profissionais, até finalmente serem ouvidas e publicadas, ou não.

Hoje o quadro é diferente, a audiência passou a ter vez e voz independente. Basta apenas uma conta de email, um pouco de conhecimento, quase nada de recurso e pronto, qualquer individuo tem uma página na internet acessível ao mundo, pra chamar de sua, simples assim. De fato, uma revolução fantástica!

Revolução esta que pegou os bons e velhos jornalistas de "calças curtas". Na realidade poucos deles acreditavam que a tal bolha da internet renderia tanto. Mas rendeu. E essa recusa, talvez por medo, incredulidade ou simples estranheza, fez com que alguns dos soberanos da imprensa ignorassem a evolução de tais páginas pessoais.

Enquanto isto os diários de adolescentes foram dando espaço à outras temáticas e outros perfis de autores, que hoje, fortalecidos, já comemoram inclusive status de parceiros. 

É o que propõe O Povo On Line, portal do jornal cearense que lançou uma seção exclusiva para divulgar blogs e sites que possuam o que eles chamam de "um conteúdo qualidade".

Uma louvável iniciativa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário