Subscribe:

sábado, 24 de março de 2012

Para a nossa alegria: a internet não para



Há pouco mais de uma semana a rede mundial de computadores ganhou mais um bordão. O vídeo amador, onde três pessoas de uma mesma família aparecem cantando ao som de um violão, rapidamente se espalhou nas redes sociais e tornou-se um dos assuntos mais comentados pelos usuários da internet. Fenômeno este denominado, pelos especialistas, como "meme". Termo inicialmente cunhado pelo autor britânico Richard Dawkins, em "O Gene Egoísta", best-seller publicado em 1976.

Desde a popularização da internet os memes passaram a ser cada vez mais constantes, alguns mais populares, outros menos, mas todos com a efemeridade, como uma característica comum. Tão rápido quanto a propagação de tais memes, é também o seu descarte. Basta surgir algo novo e logo quase ninguém mais falará sobre a overdose "memética" anterior.

E embora grande parte dos memes tenham surgido de uma criatividade ou brincadeira espontânea, o impacto e a repercussão de tal fenômeno  há alguns anos já desperta o interesse de diversas linhas de pesquisas. Revelando-se também uma poderosa aliada na criação de campanhas publicitárias, agora, chamadas virais, dada a força, velocidade e o alto poder de alcance do compartilhamento orgânico.


Dificilmente alguém, que acessou a internet nos últimos dias, não saiba quem são Suellen, Jeferson e Mara. E ainda que não os conheça por seus nomes, certamente deu boas risadas ao vê-los em "cantoria familiar" interpretando e transformando a canção "Galhos Secos" em  "Para nossa alegria".

O vídeo original, postado no último dia 13 de março, já possui quase 10 milhões visualizações, endossadas por mais de 75 mil comentários, além das centenas de replicações e parodias estreladas por anônimos, e até mesmo "personalidades da mídia", espalhadas no YouTube. 

Jairzinho Oliveira, Jair Rodrigues e Luciana Mello


Comédia MTV - Marcelo Adnet e cia 


Thiaguinho (ex-Exaltasamba)  
 

 


E a criatividade reina...


... para a nossa alegria! rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário