Subscribe:

domingo, 18 de março de 2012

IBA - A mesma maneira de pagar por uma nova forma de ler


Embora soe como um "EBA!", a grande novidade da internet atende por IBA (http://www.iba.com.br): uma nova e atraente opção para os amantes da leitura. O novo empreendimento da editora Abril estreou no início deste mês e já tem chamado a atenção e os olhares dos mais antenados.

Na corrida contra uma temerosa obsolescência dos impressos a Abril lança a IBA com a vantagem de ser a primeira loja virtual do Brasil a vender, num mesmo espaço, livros, revistas e jornais em formato digital, tornando-se também -  através de um acervo de 25 revistas da casa, 19 jornais e 6 mil eBooks de 170 editoras diferentes- das maiores livrarias online do país.

O que eu sinceramente não entendi foram os preços. Como um jornal-revista-livro de versão on-line pode ser comercializado pelo mesmo preço dos exemplares encontrados nas bancas e livrarias?
Sinto em desapontar os 10 milhões de reais, inicialmente investidos na criação da loja, mas eu não daria R$3,00 numa versão digital de um jornal, muito menos R$11,95 por uma Super Interessante, por mais interessante que ela esteja.

Ainda que eu saiba que, num futuro não muito distante, teremos que abandonar o comodismo de encontrar tudo gratuitamente na internet, acredito que alguns cálculos precisam ser refeitos. Afinal, mesmo que o trabalho de elaboração continue imutável e, para isso, demande gastos, não se pode comparar o investimento na comercialização de um mesmo arquivo em PDF à distribuição de zilhões de edições impressas pelo mundo a fora, já que ai envolve gastos megalópiticos com papel, impressão e distribuição. Sem querer ofender... vamos voltar à calculadora, por que essa conta só pode está errada. 


PRA COMPENSAR...
... e animar os mais afoitos, o IBA também disponibilizou alguns itens gratuitos (eu só encontrei alguns jornais). Enfim... uma espécie de aperitivo para os que pretendem se aventurar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário