Subscribe:

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jornalismo - Vai encarar?


Numa pesquisa nada haver, coisas do Google, acabei tendo uma grata surpresa. Encontrei no portal da "Revista N", um artigo muito singular e imerso de sinceridade, de autoria da jornalista portuguesa Ana Maltez, publicado em 2008.
Apesar de estarmos em continentes diferentes e condições distintas tanto de formação quanto de trabalho, tenho uma tímida impressão de que em terras brazucas a história não é tão diferente...


De jornalista para jornalistas

Nunca ninguém disse que o mundo do jornalismo era fácil. E, de facto, não o é. Nem nunca será, pelo menos para quem leva a profissão a sério. Estamos expostos. Demasiado expostos. Demasiado vulneráveis. Somos alvos fáceis, com um nome a manter. E isso acaba por tornar-se complicado. Muito complicado, sobretudo para quem começa.
Horas extra, muitas horas extra. E um salário que é tudo menos extra. Mas como a vontade de trabalhar é sempre mais que muita na nossa idade a coisa acaba por ficar equilibrada.
Ao contrário do que possam pensar, esta não é, de todo, uma visão negativista sobre o jornalismo. Não é mesmo. Estou de alma e coração naquilo que faço, em todas as reportagens que preparo, em todas as notícias que escrevo. E é precisamente isso que torna o nosso trabalho e a nossa profissão tão especiais.
Terminei o meu estágio curricular obrigatório há quase um ano. E muita água correu entretanto. Ao contrário do que muita gente pensa, os três ou seis meses que dedicamos a um determinado órgão de comunicação (na maioria dos casos, sem sequer receber subsídio de alimentação ou transporte) não são tempo perdido. São meses de enriquecimento pessoal, de ganho profissional, de experiência que nos tornam diferentes e que nos dão vantagem neste mercado de trabalho que é, sem meias palavras, uma verdadeira selva.
Seja numa redacção de televisão, seja na redacção de um jornal ou revista ou mesmo numa rádio, a nossa atitude vale ouro. É importante não esquecer o percurso que sempre fizemos até chegar ‘aqui’ e, sobretudo, é importante não esquecer aquilo que somos. Há quem se ache ‘o maior’ ou ‘a maior’ só por trabalhar no meio de gente conhecida. Balelas. Não é isso que nos vai tornar bons profissionais. E não é isso que nos vai fazer sentir realizados.
Desde Julho de 2007, altura em que comecei a estagiar, que não sei o que são Férias (com letra maiúscula, sim, as verdadeiras Férias!). Mas é esse o espírito. Pelo menos para mim. Não me arrependo de ter dado prioridade à profissão. E desengane-se quem pense que ficar em casa sem saber o dia de amanhã é bom para descansar, porque não é, de todo.
Mas enfim, depois do estágio curricular, e para quem quer exercer a profissão, segue-se o pedido de carteira profissional. Demora, é certo. Mas quando podemos, finalmente, pedir o título definitivo, é um alívio…na própria carteira também, diga-se de passagem. Um alívio que, se não estou em erro, já ultrapassa os 40 euros.
Depois disto, meus amigos, é ganhar juízo, assentar e encarar o jornalismo com a responsabilidade e a atenção que ele merece.
Depende (também) de nós a urgente mudança que tanto se apregoa nas faculdades para os meios de comunicação. E quando se sentarem, pela primeira vez, na cadeira de uma redacção, vão poder compreender todas estas palavras e vão poder dar valor aos anos que passaram a ‘queimar pestanas’. Porque ‘aqui’, não ‘queimamos pestanas’. Simplesmente não as fechamos, se é que me entendem (pelo menos da forma tranquila como as fechamos ao adormecer antes de mais um dia de aulas).
Só vos posso dizer para aproveitarem ao máximo os tempos de faculdade. Muito embora seja um mundo completamente diferente do mundo do trabalho, é ele que ainda nos vai abrindo portas. Sigam o que a vossa vontade dita, mas acima de tudo pensem no futuro e, se possível, vivendo um dia de cada vez. E acreditem que é possível.
Fonte: Revista N


PS. Sei que estou ausente demais do blog. Mas, a correria na minha vida não esperou a realidade das redação, como bem exemplificou a cara colega Maltez, acho até que estou num ensaio do que me espera nos próximos capítulos. Prometo me disciplinar melhor pra não deixa-los tão abandonados por tanto tempo.
PS2. Agradeço de coração os comentários do post anterior. Em especial a Juba, pernambucana, estudante de Ciências da Comunicação e autora de um blog muito bacana sobre Cultura Digital. Dêem um pulinho lá.. irão gostar: http://blogdajubaaa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário