Subscribe:

segunda-feira, 6 de abril de 2009

É pra rir ou pra chorar?

"Do interior do Acre aos pampas gaúchos, do sertão de Pernambuco as grandes metrópoles do eixo RJ-SP, uma educação unificada, metodologias, direitos e deveres iguais. Escolas de qualidade para TODOS!!!"
Como seria emocionante ver a evolução do nosso país alcançando tal estágio. Porém, precisamos ser realistas, essa ideologia passa longe do nosso sucateado sistema de educação.
Em contra partida o sr. Ministro da educação divulga - ou seria, decreta? - um nova medida, que tem como base UNIFICAR - sim, tornar uniforme - o processo de avaliação para integração das faculdades, ou seja o bom e velho vestibular.
Honestamente assim que soube de tal "empreitada" levei um baita susto, afinal pra mim esse é um ano - decisivo - de vestibular e eu sou mesmo cagada ne? 7 anos sem pensar em faculdade federal quando finalmente resolvo retomar meu sonho, lá vem um tal de Haddad complicar as minhas idéias. Ninguem merece!!!
O fato real é que depois de ler um trilhão de artigos sobre o caso e de debater euforicamente em sala de aula com um dos meus professores de curso, me encontro mais perdida que cego em tiroteio.
Encontrei pontos que APARENTEMENTE me parecem interessantes, enquanto a ideia geral me causa um sentimento misto de total aversão.
Uma das muitas coisas que não consigo assimilar, esta no simples fato de não compreender como pode ser possível nas santas cabecinhas de pessoas tão instruídas - a exemplo do sr Ministro - que existe uma real possibilidade de unificar a avaliação de alunos que não tiveram uma educação nem se quer semelhante.
Sim, por que venhamos e convenhamos que alguem que terminou o ensino médio numa escola publica do sertão do nordeste (com falta de material, falta de instrutura, professores mal remunerados e pouco se importando com a responsabilidade que detêm e etc, etc e etc) é drasticamente diferente de um ser privilegiado oriundo de família com poses que terminou o ensino médio na maior, melhor e mais cara escola privada do bairro nobre do sul/sudeste (com aulas em tempo integral, grupo de apoios em horários extras, bibliotecas moderníssimas, pesquisas na internet, professores bem pagos-felizes-e-motivados, laboratório com alta tecnologia, visitas inter-disciplinares e etc, etc e etc).
Ao mesmo tempo que me questiono, tendo como base a minha Paraíba, que teve a um certo tempo, seu processo de vestibular considerado um dos mais fáceis do Brasil. Mais fáceis e a gente falta comer o livro pra conseguir entrar lá.
Seria culpa dos baixos índices de QI ou o sol muito quente que desintegra a nossa massa cefálica? Não!!! Simples consequência de uma base de educação precária e ridícula - que vale ressaltar ainda não é das piores.
Sinceramente a angustia de maiores noticias a respeito desse FELOMENAL projeto povoara a minha vida, nos próximos dias.

Ah, antes que eu me esqueça, ao contrario do que alguns veículos de comunicações têm divulgado, os reitores de universidades NÃO estão tendo livre arbítrio para acatar ou não essa decisão. O governo "gentilmente" os apresentou o projeto, dando-lhes como condição, ou aprovam ou nada de verba. Uma proposta muito democrática, não é? rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário